Aliança Internacional de Jornalistas
O que é a Aliança?
 
 
Partilhar  
Artigo / Entrevista
Qualidade da informação

Artigo critica oligopólio da mídia no país

Reproduzido do Portal Andi Comunicação e Direitos

Artigo critica oligopólio da mídia no país

Em artigo publicado no site da Sustainable Governance Indicators (SGI), a jornalista Natália Mazotte analisa a situação dos meios de comunicação e da liberdade de expressão no Brasil. O texto intitulado Veiled Censorship at Sugarloaf Mountain denuncia o oligopólio midiático e a censura ainda presentes no país.

Mazotte chama a atenção para o fato apesar da censura à mídia ter sido legalmente banida pela Constituição de 1988, atualmente o sistema de justiça tem cumprido o papel de silenciar jornalistas e blogueiros críticos. Segundo ela, esta é uma das situações recentemente denunciadas pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que também apontou uma “relação quase incestuosa entre a mídia brasileira e os poderes políticos e econômicos”.

Este fato, aponta a jornalista, é também enfatizado no relatório da SGI sobre indicadores de governança e sustentabilidade, no qual o país recebeu apenas 3 dos 10 pontos relacionados ao pluralismo na mídia, ficando atrás de três outros membros do BRICS – Índia, Rússia e África do Sul. Apenas a China pontuou pior que o Brasil.

Mazotte relembra, ainda, antiga demanda de diversos movimentos sociais: a aprovação do Marco Civil para Internet. O Brasil é o país com mais pedidos governamentais para remoção de conteúdo, segundo o Google. A aprovação da lei serviria para estabelecer parâmetros claros para os usuários e limitar a discricionariedade da justiça do país em relação aos conteúdos publicados.

Para ler o artigo (em inglês)

Publicado em 15 de Julho de 2013
Artigo / Entrevista Artigo / Entrevista     Audiovisuel Audiovisuel     Campanha Campanha     Documento Documento     Evento / Debate Evento / Debate     Pesquisa Pesquisa     Publicação Publicação
Mapa do sítio | Acompanhar a actividade do sítio RSS 2.0 | Créditos | Valid XHTML 1.0 Transitional