Aliança Internacional de Jornalistas
O que é a Aliança?
 
 
Partilhar  
Pesquisa

Pesquisa Panorama 2014 - Jornal O Globo

ALIANÇA INTERNACIONAL DE JORNALISTAS PANORAMA 2014

Práticas Éticas de Comunicação

Entrevista realizada com Pedro Doria, editor-executivo

Nome do Veiculo : Jornal O Globo

Tipo de mídia : Jornal impresso e internet

Periodicidade: Diária

Distribuição Geográfica: Nacional

Geografia: Nacional

Website: http://oglobo.globo.com

Idioma da mídia: Português

Endereço: Rua Irineu Marinho, 35, Rio de Janeiro.

Data de fundação: 29 de julho de 1925.

Proprietário: Família Marinho

Diretor (a) ou equivalente: Marcello Moraes

Editor responsável : 04 editores executivos – Paulo Motta, Silvia Fonseca, Pedro Doria e Chico Amaral

Diretor da publicação : Ascânio Seleme

Ombudsman: Não possui.

Status jurídico e acionistas : Grupo de Empresas Privadas, Jornal O Globo, TV Globo, TV Globo News, TV GNT, Radio CBN

Volume de negócios: NI

Percentagem do volume dos negócios da publicidade: 68%

Tiragem: 342.320, sendo 202.088 versão impressa e 140.320 versão digital,
1 milhão de leitores

Total de funcionários: 903

Total Jornalistas: 400

Unidades de produção : Agência de Publicidade responsável: Lew Lara para comunicação institucional, assinatura e trade. Artplan para projetos patrocinados e eventos

Zonas de Difusão: Nacional, todas as capitais e cidades do Estado do Rio de Janeiro

Estrutura da publicação:Rio, Brasil, Economia, Sociedade, Cultura, Estilo, Esportes, TV.

Breve Histórico: O Globo é um jornal diário de notícias brasileiro, fundado em 29 de julho de 1925 e sediado no Rio de Janeiro. Está orientado para o público da região metropolitana do Rio de Janeiro. É parte integrante das Organizações Globo, de propriedade da família Marinho, que inclui a Rede Globo de Televisão. Funcionou como jornal vespertino até 1962, quando se tornou matutino. É um dos jornais de maior tiragem do país e ao lado da Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo, o Globo é um dos jornais mais influentes do Brasil.

Respeito a textos normativos

1.1. Possui um Código interno, manual de redação ?

O jornal tem manual de redação (existe há duas décadas senão mais) e tem códigos internos – o mais básico são os princípios editoriais do Grupo Globo que norteiam o jornalismo de toda a organização (normas de conduta, de ética).

1.2. Realiza procedimentos de checagem/verificação do seu cumprimento ?

O jornal tem alguns processos. Diário feito pelo comando de redação, avaliação jornalística, compara com a concorrência. Professor de português lê o jornal todo e aponta os erros.

Organização deontológica interna

2.1. Mantem um conselho de redatores/jornalistas ?

O Grupo Globo tem um conselho editorial presidido pelo João Roberto Marinho. Reunião semanal da qual participam editores dos veículos do Grupo para discutir a linha editorial da semana seguinte. Orientações temáticas são debatidas, não ângulo de cobertura.

2.2. Realiza retorno crítico sobre a produção jornalística ?

Alguns canais com os leitores – Cartas para a Redação – e muita coisa chega via Facebook e Twitter. Relatórios diários dos comentários. Uma página diária no jornal na qual são publicadas essas observações.

2.3. Quais são os sistemas de pesquisa e correção de erros?

Erro da língua – avaliação diária do professor de português. Erro de informação chega pelos leitores, pelas fontes, pelos próprios jornalistas. A forma de tratamento do erro varia conforme gravidade do erro. Erro trivial pode ser corrigido online.

Laços entre publicidade e conteúdo editorial

3.1. Qual a relação entre os valores e princípios inspiradores do veículo e os anúncios publicados?

Não existe nenhuma indústria especifica a qual o jornal recuse publicidade. Com frequência acontece de a redação mudar ou não publicar um anúncio quando se considera que contrasta com o noticiário da página. Partem do princípio de que é um espaço público e aberto.

3.2. Quem arbitra em caso de conflito? De quem é a decisão final sobre a publicidade?

Da redação. Não que seja uma decisão fácil, mas é uma decisão editorial e não comercial.

3.3. Quais os critérios para apoios e parcerias editoriais?

O jornal não faz nenhum tipo de cobertura onde não haja interesse jornalístico. Sempre orientados pelos princípios editoriais. O que não fere os princípios pode ser feito.

3.4. Patrocina eventos externos (sociais, culturais) de entidades ou empresas? Qual o critério para patrociná-los?

Patrocina. O critério é de interesse público. O jornal patrocina, por exemplo, a Semana Anual de Design do Rio de Janeiro. Tem um evento chamado Rio Gastronomia. Acabaram de patrocinar uma semana em educação, com palestras. Oportunidade para despertar uma conversa. Levantar e estimular conversas, essa é a diretriz.

Ética profissional

4.1. Qual a regra para convites para viagens?

O Globo aceita viagens. Não sempre. E quando aceita as matérias são assinadas com a informação de que o repórter viajou a convite da empresa tal. Para aceitar convite, a diretriz é o interesse jornalístico.

4.2. Como são resolvidos os conflitos de interesse com o grupo proprietário do veículo?
Não há conflitos de interesse. O Grupo Globo não está em nenhum negócio que não seja de comunicação. Quando há conflito sobre a mídia esse conflito entra na cobertura jornalística. Margem de 7% de publicidade governamental. Essa margem nunca pode ser muito alta para não causar dependência.

4.3. Como é feita a gestão sobre pressões políticas ou econômicas?

No caso de governo, o jornal faz com que nunca a publicidade governamental passe de um determinado nível. Além disso, transparência. Não percebe pressão política mesmo em eleição conturbada como essa (2014). Pressão é feita de outra forma : sites jornalísticos que fazem pressão sobre imprensa. Não houve caso de ligarem para pedirem para publicar ou tirar uma ou outra matéria. Confiando no trabalho do repórter, assim O Globo lida com as pressões.

4.4.Qual o tratamento para assuntos do cotidiano?

O Globo criou uma nova editoria neste ano que é de Sociedade. Aborto, casamento gay, legalização de drogas, racismo, tecnologia, mudanças climáticas. Discussões que pertencem à sociedade. A cobertura estava segmentada. Criação de editoria foi para ter um grupo de repórteres especializados e para que pudessem dedicar páginas diárias a essas questões. Havia pouco espaço para reflexão e profundidade. Sobre cobertura policial, O Globo não tem cobertura sistematizada. Quando cobrem, cobertura é feita pelo ângulo humano. A cobertura da segurança pública é ampla.

4.5. Quais os critérios para publicação de fotos?

Decisão que envolve uma série de questões : fotos em todas páginas sempre que possível. Primeiro critério é de ter interesse jornalístico. Segundo critério é estético, de qualidade da foto. Evita publicar fotos com excesso de violência, mas às vezes o critério jornalístico se sobrepõe.

4.6. Quais as regras para publicar fotos ou imagens feitas por cidadãos comuns? (fotos de amadores)

O jornal publica fotos de cidadãos comuns, mas há apuração feita pelos repórteres sobre origem da foto, contexto. Nunca publicam sem apuração prévia.

4.7. Qual o estatuto dos blogs de jornalistas fixos ou freelancers?
O jornal está profissionalizando essa área. Todos os blogueiros têm contratos.

4.8. Em que situações é permitido que o jornalista não se identifique em busca de informação? Considera-se correto que, neste caso, as informações colhidas devam ser publicadas impreterivelmente?

Não acontece. Em todas situações ele se identifica. Está nos princípios editoriais.

Relacionamento com os leitores

5.1. Há a figura do ombudsman? Qual sua relação com o público?
Não existe.

5.2. Há sessão de "carta dos leitores"?

Sim, sessão diária.

5.3. Como é feita a gestão dos pedidos de direito de resposta?
Quando vem por ordem judicial, não há o que discutir. Quando é feito por alguém que se sentiu injustiçado, passa por avaliação dos editores.

5.4. A redação é aberta a visitas? Organiza conferências?

Tem um programa de visitas semanal voltado para o público leitor em geral. Escolas procuram muito. Organizam conferências com temas variados. Parceria com a organização Casa do Saber.

5.5. Há encontros organizados entre leitores e a redação?

Há as visitas. E os eventos organizados são sempre um espaço aberto para os leitores participarem. Encontros com jornalistas fora destes contextos, não.

5.6. As informações de contato de jornalistas são públicas? Estão no jornal ou no site?

Todas reportagens que são assinadas, o e-mail de contato do repórter vai junto.

5.7. Como é feita a administração dos blogs de jornalistas e fóruns na internet?

Os blogueiros respondem ao editor da área. Blogueiros são tratados como colunistas. Na relação com os leitores dos fóruns, existe uma equipe voltada para a moderação.

Meio ambiente e ecologia

6.1. Quais os cuidados da gráfica/processo de impressão com a questão ambiental?

O Parque Gráfico da INFOGLOBO recebeu em agosto a certificação "Selo de Excelência em Gestão”, concedida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) em parceria com a ABTG Certificadora. A certificação foi criada com o objetivo de reconhecer e compartilhar as melhores práticas realizadas nas gráficas de jornais de todo o país.
O "Selo de Excelência em Gestão” se apoia em quatro pilares: qualidade, produtividade, pessoas e meio ambiente.

6.2. Infraestrutura e logística adotam práticas de economia de energia/ uso de energia renovável?

Práticas de economia de energia, sim. Uso de energia renovável, não.

6.3. A escolha dos fornecedores considera critérios sustentáveis?

O Parque Gráfico está se preparando para certificar também a distribuição dos jornais. Para qualificar ainda mais a entrega dos nossos produtos ao consumidor final, as Equipes de Entrega Domiciliar e Gestão de Processos de Operação lançaram, no último mês de junho, o PAD – Programa de Aceleração dos Distribuidores, destinado aos 26 parceiros responsáveis pela entrega domiciliar no Rio e em outros estados.
Deste total, 20 já aderiram ao programa de incentivo, que mensalmente premia os distribuidores pelo cumprimento de requisitos nas competências “Qualidade”, “Gente”, “Produtividade” e “Meio Ambiente”.
Em “Meio Ambiente”, a empresa parceira é bem avaliada por adotar procedimentos como monitorar o descarte de pneus inservíveis usados na malha de entrega, ou por informar dados para o cálculo da emissão de CO2 gerada pela atividade. Essa gama variada de dados, é claro, precisa ser devidamente comprovada pelos participantes.

6.4. Há uma gestão sustentável dos equipamentos?

Sim

Apoio ao desenvolvimento

7.1. Desenvolve iniciativas de apoio à educação para a mídia?

Pelo menos uma vez por semana as escolas visitam a redação e o jornal facilita o acesso ao acervo digitalizado. Programa para escolas terem acesso facilitado.

7.2. Apoia/promove boas práticas junto a outras mídias em países em desenvolvimento? Ou não se aplica ?

Não existe nenhum programa nesse sentido. O jornal visita outras redações e recebe visitas. Fazem parte do GDA (Grupo de Diários Américas). Promovem encontros e trocas de experiências quase mensalmente – gráfica, comercial, redação. Preservação da democracia no continente é preocupação.
Práticas sociais para além das obrigações legais

Práticas sociais para além das obrigações legais

8.1. Incentiva a formação continuada dos profissionais?

Sim. O jornal promove muitos cursos e manda jornalistas para cursos externos e promove visitas a outras redações.

8.2. Há transparência no balanço financeiro? E sobre a política de remuneração da equipe?

Sim em ambos os casos

8.3. Financiam centros de formação em jornalismo?

Não.

Responsabilidade social empresarial

9.1. Quais as considerações do veículo sobre responsabilidade social empresarial?

Política do Grupo Globo: partem do princípio de que fazem parte de um setor bastante estratégico da sociedade porque levam informação para as pessoas. Questões ligadas à sustentabilidade são caras ao Grupo. Gráfica tem alguns títulos de sustentabilidade. Matéria-prima é gente, promovem um espaço tolerante e livre de preconceito, Não à toa criaram editoria de Sociedade, Série de políticas que abrangem todas essas questões como educação continuada.

Publicado em 27 de Outubro de 2014
Artigo / Entrevista Artigo / Entrevista     Audiovisuel Audiovisuel     Campanha Campanha     Documento Documento     Evento / Debate Evento / Debate     Pesquisa Pesquisa     Publicação Publicação
Mapa do sítio | Acompanhar a actividade do sítio RSS 2.0 | Créditos | Valid XHTML 1.0 Transitional