Alliance Internationale de Journalistes
Qu'est ce que l'Alliance ?
 
 
Partager  

Regras e funcionamento

O funcionamento da aliança de jornalistas é baseado no respeito, por parte de todos, dos princípios éticos comuns. A inscrição na aliança não requer nenhum procedimento oficial e nem qualquer assinatura ; basta comunicar seus dados para ser incluído na iniciativa. A seguir, os aliados são qualificados de participantes.
- Qualquer pessoa é qualificada como participantes na medida em que está engajada na obra comum. Ela aceita perder tal qualificação quando terminar o engajamento.
- Qualquer participante proíbe-se reivindicar a paternidade da iniciativa comum e obriga-se, em sua ação, a mencionar seu caráter coletivo.
- Qualquer participante compromete-se em buscar a coerência entre seus comportamentos e práticas profissionais, e os princípios enunciados na carta da aliança internacional dos jornalistas.
- Os participantes comprometem-se em partilhar suas experiências com os demais, e esforçar-se para tornar a aliança um espaço de interação dos conhecimentos, dos lugares e das iniciativas.
- Os participantes assumem a responsabilidade de fazer a aliança viver, mantendo a ligação com os demais participantes, dando visibilidade à idéia, difundindo seus trabalhos, e participando da elaboração de propostas.
- Os participantes respeitam a diversidade dos pontos de vista e das convicções expressas dentro da aliança, buscando ao mesmo tempo perspectivas comuns.
- Os participantes comprometem-se em fazer da aliança dos jornalistas um espaço aberto, acolhedor para os demais, promovendo uma cultura de paz e de cooperação.
- Os participantes respeitam os mecanismos de trabalho adotados em comum e os prazos comuns.
Cada coordenador regional reserva-se o direito, depois de consultar o grupo ativo de seu pólo, de anular a inscrição de qualquer pessoa cujos atos, afirmações ou reflexões sejam contrárias aos princípios e às regras enunciadas nesta carta. Da mesma forma, uma decisão comum da coordenação internacional pode ser adotada a respeito de qualquer participante ou animador regional que não respeitem estes mesmos princípios.

1. Os fundadores
A aliança internacional de jornalistas nasceu no seio da Fondation Charles Léopold Mayer pour le progrès de l’Homme, por iniciativa de Pierre Calame, seguido por Manola Gardez, que foi a instigadora operacional. São estas duas pessoas que originaram a iniciativa, e são elas que estabeleceram o espírito e o rumo inicial.

2. Os garantes
As funções dos garantes são : garantir o espírito e a ética da aliança ; manter as atividades na linha das orientações ; garantir o respeito das regras e, portanto, gerir os conflitos sobre os quais eles detêm, em última instancia e em caso de divergências graves, a palavra final ; representar a instância ativa e operacional da aliança. O grupo de garantes é composto pela coordenadora geral, Manola Gardez, e pelos animadores da aliança : Nathalie Dollé, Isis de Palma, Siddhartha e Bertrand Verfaillie. O grupo de animadores poderá ser ampliado para convidados.

Date de publication 19 juin 2014
Article / Entretien Article / Entretien     Audiovisuel Audiovisuel     Campagne Campagne     Document Document     Evénement / Débat Evénement / Débat     Analyses / études Analyses / études     Publication Publication
Plan du site | Suivre la vie du site RSS 2.0 | Mentions légales et crédits | Valid XHTML 1.0 Transitional